Home          Doença Celíaca e Sensibilidade ao glúten           Quem somos        Fale Conosco         

 

Doença Celíaca

Manual do Celíaco
Perguntas freqüentes
Materiais p/ Download
Sensibilidade ao glúten
Dieta sem Glúten
Dermatite Herpetiforme

Doença Celíaca e problemas bucais

Doenças associadas
Doenças Autoimunes
Diabéticos
Autistas
Síndrome de Down
Epilepsia
Alergia X Intolerância
Receitas sem Glúten 1
Receitas sem Glúten 2

Receitas para

Máquina de pão

Receitas diet  Sem Glúten

Lista de produtos sem Glúten

Onde Comprar
Notícias
Artigos Científicos
Artigos traduzidos
Livros publicados
Espaço Infantil
Leis e Documentos

Orientação para Restaurantes

 

 

Links Importantes:

 

RIO SEM GLÚTEN

no Facebook:

clique para conhecer

 

Portal da

FENACELBRA 

 

Página da

ACELBRA-RJ

 

 

Guia de Restaurantes para Celíacos e Alérgicos em todo o mundo.

  

Revista

Vida Sem Glúten e Alergias

 

 

Informações para Turistas 

 

 Informaciones para los Turistas 

 

 Tourist  

 

 

Foto: Denise Videira

 

 

                                                                                                                                                                   
 

Los turistas - Paco Minuesa ( Espanha )

Para os celíacos que vêm visitar o Rio de Janeiro, algumas dicas podem ser preciosas na hora de fazer as refeições ou os lanches:

 

  •              No Brasil existe uma lei que exige das empresas de produtos alimentícios a colocação da inscrição “Contém Glúten” ou “Não Contém Glúten” nas embalagens ou nos rótulos dos mesmos. Ainda assim, ainda há produtos sem essa informação. Por isso, na hora de comprar alimentos industrializados, compre apenas os que tenham a inscrição NÃO CONTÉM GLÚTEN no rótulo ou embalagem, mesmo que, aparentemente, não haja nenhum ingrediente com glúten em sua composição.

  • No Rio de Janeiro ainda não há grandes mercados que tenham um espaço reservado a produtos sem glúten, mas,  em casas menores de produtos naturais ou para alérgicos, é possível encontrar pães, biscoitos e farinhas sem glúten -alguns endereços seguem ao final;

  • Ao passear pelo Rio, em especial pelas praias, é comum ver ambulantes vendendo lanches saborosos, dos quais você poderá comer sem medo: milho cozido, pipoca salgada, amendoim torrado, tapioca, pamonha, cocada... No caso de outros lanchinhos, como o churrasquinho ou o queijo coalho, não é totalmente garantida a ausência de glúten. Informe-se sempre antes de comer. 

 

  • Como no caso dos supermercados, ainda não há restaurantes específicos para celíacos; dê preferência, então, a pratos como churrasco, saladas, grelhados ou feijoada e, ainda assim, pergunte sempre que tiver qualquer dúvida, sobre  os ingredientes usados para preparar e temperar os alimentos.

 

  • OBS: No caso de  peixes grelhados ou fritos pergunte  se são passados em farinha de trigo, já que é essa a prática em muitos restaurantes.  O feijão às vezes também pode ser engrossado com farinha de trigo.

 

  • Você pode apresentar aos garçons a seguinte carta, que explica o que você pode ou não comer:  

 

           Tenho Doença Celíaca e não posso comer alimentos que contenham glúten, que é uma proteína presente na farinha de trigo, cevada, centeio, malte e aveia. Além do pão, massas, bolos e milanesas, o trigo pode estar presente em vários outros alimentos que não desconfiamos, tais como caldos de carne/galinha, chocolates, sorvetes, mostardas, shoyu, amaciante de carne, fondor, produtos enlatados, alguns queijos, salames e salsichas, etc. Por isso, só posso comer alimentos nos quais a embalagem tenha escrito “não contém glúten”. Se não houver nada escrito na embalagem (como no caso de produtos caseiros), não posso comer. Também não posso comer nada que tenha estado em contato com trigo. Por exemplo, se em um óleo se fritou algum alimento com farinha de trigo, não posso comer nada feito neste óleo. Também preciso que todos talheres e recipientes usados para preparar meu alimento sejam limpos e usados só para eles. A manteiga não pode ter sido usada para passar no pão (pois pequenos farelos de pão podem ter caído no recipiente da manteiga), e assim por diante, pois um mínimo de farinha de trigo me fará muito mal!  

            Posso comer alimentos que contenham arroz, milho, batata, leite e derivados, frutas, hortaliças e verduras, carne, frango e peixe, desde que todos os produtos utilizados para seu preparo não contenham glúten. Esta opção do cardápio que escolhi tem algo que possa ter glúten? Se tiver qualquer dúvida a respeito, por favor avise-me. Desculpe-me o incômodo, mas isto é muito importante para minha saúde. Nós que somos celíacos podemos até adquirir câncer de intestino se comermos glúten mesmo que em quantidades mínimas e poucas vezes ao ano. Muito obrigada pela sua ajuda!

 

Se quiser imprimir esse texto como um cartão, clique aqui

 

 

  • De sobremesa, para não ter erro, esbalde-se com salada de frutas e doces caseiros de frutas. Com os sorvetes, é preciso ter o mesmo cuidado de ler a inscrição na embalagem (principalmente os de chocolate ).

  • Para beber, cuidado: caipirinha sim, caipi-vodca, não!  A cachaça (aguardente/pinga), componente etílico da caipirinha, não contém glúten, mas a maioria das vodcas brasileiras contém glúten (assim como todas as cervejas). E se a sede bater, nada melhor do que água-de-coco, que além de nutritiva é saborosa .

 

  • Por enquanto e infelizmente, a Doença Celíaca é pouco conhecida por aqui, o que faz de nós mesmos os principais fiscais dos alimentos sem glúten. Por isso, se você precisar ou quiser, visite as cozinhas dos restaurantes e não se acanhe na hora de tirar as dúvidas sobre como são preparados os pratos; são direitos seus.

 

  • E lembre-se sempre: na dúvida, não coma!

São muitos os cuidados a tomar, mas eles são necessários para tornar ainda melhor a sua temporada no Rio. Siga as dicas e volte sempre!  

Link  para a nossa lista de locais  onde você encontra produtos sem glúten:

Onde comprar produtos sem Glúten

 

 

 

 

RECEITAS sem glúten

Blogs:

 

Sabores da Cozinha
sem glúten

(Josy Gomez)

 

Cozinhando sem glúten

(Gilda Moreira)

 

Receitas sem glúten e sem leite da Claudia Marcelino

 

 

Chef Carla Serrano     

 


Débora Pusebon

Sem gluten sem lactose

 

 

Natural Cuisine

 

 

 

Blog sobre as desordens

causadas pelo glúten:

coleção de textos traduzidos

 

 

Blogs de Celíacos membros da

ACELBRA-RJ

Clique nas imagens:

 

 

 

 

Laboratórios para análise de presença de glúten em alimentos:

 

LABCAL - UFSC

www.labcal-cca.ufsc.br/

labcal@cca.ufsc.br

 

 Rod. Ademar Gonzaga, 1346 Itacorubi - Florianópolis - SC CEP 88034-001

TEL (48) 3721-5391 

(48) 3721-5392 

FAX (48) 3334-2047

 

 

Food Intelligence - SP

www.foodintelligence.com.br

 

LABORATÓRIO DE ANÁLISE DE ALIMENTOS LTDA

Rua Pássaros e Flores, 141 Bairro Jardim das Acácias

São Paulo - SP

CEP 04704000

Tel (11) 5049.2772

Fax (11) 5049.2100

 

Licença Creative Commons
This work by www.riosemgluten.com is licensed under a Creative Commons Atribuição-Uso não-comercial-Compartilhamento pela mesma licença 3.0 Unported License.

                                                                                                                                Última atualização: 22 março, 2014