Home          Doença Celíaca e Sensibilidade ao glúten           Quem somos        Fale Conosco         

 

Doença Celíaca

Manual do Celíaco
Perguntas freqüentes
Materiais p/ Download
Sensibilidade ao glúten
Dieta sem Glúten
Dermatite Herpetiforme

Doença Celíaca e problemas bucais

Doenças associadas
Doenças Autoimunes
Diabéticos
Autistas
Síndrome de Down
Epilepsia
Alergia X Intolerância
Receitas sem Glúten 1
Receitas sem Glúten 2

Receitas para

Máquina de pão

Receitas diet s/ Glúten

Produtos sem Glúten

Artigos Científicos
Artigos traduzidos
Livros publicados
Espaço Infantil
Leis e Documentos

Orientação para Restaurantes

 

 

 

Links Importantes:

clique para conhecer

 

 

Coleção de

 textos sobre glúten

 

 

RIO SEM GLÚTEN

no

Instagram

@rio_sem_gluten

 

 

RIO SEM GLÚTEN

no

Facebook

www.facebook.com/riosemgluten

 

 

ACELBRA

Associção dos Celíacos do Brasil

 

 

Portal da

FENACELBRA 

 

 

Página da

ACELBRA-RJ

Associação de Celíacos do RJ

 

 

 

 

Laboratórios para análise de presença de glúten em alimentos:

 

LABCAL - UFSC

www.labcal-cca.ufsc.br/

labcal@cca.ufsc.br

 

 Rod. Ademar Gonzaga, 1346 Itacorubi  Florianópolis - SC CEP 88034-001

TEL (48) 3721-5391 

(48) 3721-5392 

FAX (48) 3334-2047

 

 

Food Intelligence - SP

www.foodintelligence.com.br

 

LABORATÓRIO DE ANÁLISE DE ALIMENTOS LTDA

Rua Pássaros e Flores, 141 Bairro Jardim das Acácias

São Paulo - SP

CEP 04704000

Tel (11) 5049.2772

Fax (11) 5049.2100

 

 

CEREAL CHOCOTEC - ITAL

http://www.ital.sp.gov.br/cerealchocotec/

Laboratório de Análise de Alimentos

chocotec@ital.sp.gov.br ,
cerealchocotec@ital.sp.gov.br

Av. Brasil, 2880
Campinas - SP
CEP 13070-178

TEL (19) 3743-1960

(19) 3743-1961

FAX (19) 3743-1963

 

 

 

 

 

RECEITAS sem glúten

Blogs:

 

Sabores da Cozinha
sem glúten

(Josy Gomez)

 

Cozinhando sem glúten

(Gilda Moreira)

 

Receitas sem glúten e sem leite da Claudia Marcelino


 

My Delishville

Receitas sem glúten da

 Leila Zandona

 

                                                                                                                                                              

Doença celíaca ligada a múltiplas condições de pele

A psoríase, eczema e urticária ocorrem mais frequentemente em doentes celíacos

Por Jane Anderson, About.com Guide, Actualizado December 20, 2011


 
 
A doença celíaca afecta mais do que apenas o seu sistema digestivo -  também pode afectar a  sua pele.

 
Cerca de 15% a 25% dos celíacos sofrem de dermatite herpetiforme, uma erupção considerada uma manifestação de pele da doença celíaca. Mas este não é o único problema de pele que as pessoas com a doença celíaca podem ter. Eczema, psoríase, acne, pele seca crónica, urticária e alopecia areata são também possíveis. Por alguma razão, estas doenças afectam os celíacos com mais frequência do que a população geral.

 
Embora existam actualmente poucas evidências científicas de que o glúten consumido causa essas condições de pele, em alguns casos, as pessoas têm encontrado alívio ao seguir a dieta sem glúten.

 
Amplo espectro de condições de pele associadas à doença celíaca

 
As condições de pele associadas à doença celíaca vão desde erupções cutâneas com comichão à perda de cabelo, mas a maioria parece ser, pelo menos em parte, questões auto-imunes ou de natureza genética. Aqui está um resumo das condições de pele mais comuns actualmente associadas à doença celíaca:

 
• Dermatite herpetiforme e doença celíaca

 
Dermatite herpetiforme, uma erupção cutânea causada pelo consumo de glúten, é geralmente (mas não sempre) uma das erupções cutâneas com maior comichão que poderá experimentar, e as lesões podem picar e arder. Estas podem aparecer em qualquer lugar, mas ocorrem mais frequentemente nos cotovelos, joelhos, nádegas, costas e parte de trás do pescoço e da cabeça.
Se tiver dermatite herpetiforme, será considerado como doente celíaco, desde que os seus exames de sangue também sejam positivos. Embora o seu médico possa prescrever o medicamento Dapsona e este, temporariamente, controlar a erupção e a comichão, a dieta sem glúten representa o único tratamento a longo prazo para a dermatite herpetiforme.

 
• Psoríase e doença celíaca

 
Vários estudos mostram que a psoríase, uma condição da pele que causa espessas placas escamosas vermelhas na sua pele, partilha uma forte ligação com o consumo de glúten e a doença celíaca. Os pacientes com psoríase têm frequentemente níveis elevados de anticorpos ao glúten em circulação na sua corrente sanguínea, o que indica que estes estão a reagir ao glúten nas suas dietas, mesmo que não tenham sido diagnosticados com doença celíaca.
Não está claro se o glúten causa a psoríase, ou se os pacientes com psoríase também têm maiores taxas de doença celíaca - são necessárias mais pesquisas para determinar a causa e efeito. No entanto, alguns relatos indicam que pacientes com psoríase podem ver os seus sintomas de pele a melhorar dramaticamente quando adoptam uma dieta livre de glúten.

 
• Eczema e doença celíaca

 
Eczema, outra erupção pruriginosa, causa descamação e manchas esbranquiçadas na pele. O eczema ocorre mais frequentemente em crianças, mas os adultos também podem sofrer desta condição de pele. Embora o principal tratamento para o eczema sejam os corticosteróides tópicos, há alguma evidência de que, para algumas pessoas, o eczema possa estar ligado à doença celíaca. Para essas pessoas, uma dieta sem glúten pode ajudar a tratar este problema.

 
• Alopecia areata e doença celíaca

 
Alopecia areata, uma doença auto-imune em que o seu organismo ataca os folículos capilares e faz com que o cabelo caia, também tem sido associado em estudos de investigação com a doença celíaca. Mais uma vez, a ligação entre as duas condições não é clara, e pode reflectir uma maior incidência da doença celíaca em indivíduos com alopecia areata, em oposição a uma relação de causa e efeito com o glúten nas suas dietas.
A maioria das pesquisas que mostra uma ligação também relata que as pessoas com ambas as doenças, concluíram que o cabelo cresceu quando adoptaram uma dieta sem glúten, mas alguns não-celíacos com alopecia areata também experimentam crescimento de cabelo aparentemente aleatório.

 
• Urticária crónica e doença celíaca

 
Um estudo de 2005 descobriu que 5% das crianças com urticária crónica - ou urticária - também tinham a doença celíaca. Quando as crianças no estudo foram diagnosticados com a doença celíaca e adoptaram a dieta sem glúten, todos viram a sua urticária crónica desaparecer entre cinco a 10 semanas.

 
• Acne e doença celíaca

 
Embora não haja pesquisas médicas publicadas que mostrem uma ligação entre a doença celíaca ou intolerância ao glúten e o acne, uma condição de pele comum na adolescência, muitos sofredores de acne relataram alívio quando iniciaram uma dieta sem glúten. No entanto, se os pacientes com acne adoptaram uma dieta baixa em hidratos de carbono, para além de uma dieta isenta de glúten, é possível que isso tenha causado a melhoria da acne, uma vez que está provado que essa dieta reduz a incidência de borbulhas.

 
• Queratose pilar e doença celíaca

 
Mais uma vez, enquanto não há nenhuma pesquisa que ligue a doença celíaca com a queratose pilar, uma condição da pele que provoca pele de galinha, principalmente no interior dos braços, muitas pessoas reportam que a condição desaparece, assim que se inicia uma dieta sem glúten. A queratose pilar é mais comum em pessoas com eczema, e costuma aparecer em famílias.

 
• Pele seca e doença celíaca

 
Muitas pessoas com doença celíaca sofrem de pele muito seca e, em alguns casos, isto desaparece depois de adoptarem uma dieta livre de glúten. Mais uma vez, não está claro se a doença causa a pele seca, mas alguns médicos têm sugerido que a má absorção associada à doença celíaca não tratada pode roubar a pele de nutrientes necessários.

http://vidassemgluten.blogspot.com/2012/01/pele-e-o-gluten.html

 

 

 

Em breve:

lançamento de novo Apoio

a projetos que beneficiam os Celíacos do RJ

                               

Sua marca aqui!

 

Loja Virtual - produtos s/ glúten

Entregas p/ todo o Brasil

 

 

Loja Virtual - produtos s/glúten

Entregas em todo o Brasil

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Licença Creative Commons
This work by www.riosemgluten.com is licensed under a Creative Commons Atribuição-Uso não-comercial-Compartilhamento pela mesma licença 3.0 Unported License.

                                                                                                                                Última atualização: 07 agosto, 2016